O Projeto.

O Projeto Sociocultural de Vivência em Comunidades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma ação de extensão universitária que visa, dentre outros objetivos, contribuir para melhoria da qualidade de vida dos municípios baianos mais vulneráveis, a partir do desenvolvimento de ações compartilhadas dos discentes de diferentes cursos de graduação, que através da imersão na realidade social aprendem e ensinam, consolidando assim seu processo formativo e repensando seu papel de cidadão e de agente transformador do meio. As atividades serão desenvolvidas em parceria com as prefeituras dos municípios de Monte Santo, Coronel João Sá, Ribeira do Amparo, Ruy Barbosa, Quijingue e Mulugu do Morro.


“[...] Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, a propícia estação

E fecundar o chão.”

Chico Buarque/Milton Nascimento







.

sexta-feira

Salvador, 03 de setembro de 2010

As atividades do I Projeto de Vivências Sociocultural em Comunidades foram iniciadas pela manhã com a cerimônia de abertura no auditório Jurandy Aragão, no Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cerimônia contou com a presença de autoridades como exmo. reitor Lourisvaldo Valetim, a idealizadora do  projeto e também pró-reitora de extensão Adriana Marmori, os coordenadores do projeto Luiz Firmino e Antônio Neto, bem como a de alguns prefeitos e representantes dos múnicipios parceiros neste projeto. Vale também ressaltar a presença de outros pró-reitores desta universidade. Neste momento foi apresentado aos extensionistas e coordenadores de campo participantes o intuito do projeto, ressaltando o compromisso da universidade com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação da manhã foi encerrada com um almoço de confraternização com todos os integrantes do projeto.

No periodo da tarde as atividades prosseguiram com os Coordenadores de Campo e seus extensionistas, com a intensão de orientar e articular possíveis ações a serem desenvolvidas nas cidades parceiras.