O Projeto.

O Projeto Sociocultural de Vivência em Comunidades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma ação de extensão universitária que visa, dentre outros objetivos, contribuir para melhoria da qualidade de vida dos municípios baianos mais vulneráveis, a partir do desenvolvimento de ações compartilhadas dos discentes de diferentes cursos de graduação, que através da imersão na realidade social aprendem e ensinam, consolidando assim seu processo formativo e repensando seu papel de cidadão e de agente transformador do meio. As atividades serão desenvolvidas em parceria com as prefeituras dos municípios de Monte Santo, Coronel João Sá, Ribeira do Amparo, Ruy Barbosa, Quijingue e Mulugu do Morro.


“[...] Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, a propícia estação

E fecundar o chão.”

Chico Buarque/Milton Nascimento







.

sábado

Cel. João Sá, 18 de setembro de 2010

Depois de conhecermos a feira da cidade, retornamos para arrumar as malas. De volta à Salvador, levamos e deixamos saudades em Coronel João Sá !!!!!!!!!!

Cel. João Sá, 17 de setembro de 2010

Hoje aproveitamos a reunião das professoras da escolinha Paraíso Infantil para realizar algumas atividades. Inicialmente, para aquecer, fizemos alongamento alertando-as sobre a melhor forma de realizá-lo, logo após discutimos como abordar educação ambiental crítica e educação nutricional em sala de aula. Ao final da reunião todos se mobilizaram para o clube onde foi realizada a feira cultural, buscando organizar e decorar o espaço.



Alongando!
 

A feira cultural foi promovida com objetivo de valorizar os artistas locais, como músicos, pintores, artesões e encerrar as atividades do projeto vivência neste município, marcando assim a nossa despedida na comunidade.



                                                    



Para conferir a banda de pífano e o conjunto de quadrilha que marcaram presença na feira cultural ,promovida e organizada pela nossa equipe, acessem os vídeos abaixo:

Cel. João Sá, 16 de setembro de 2010

Pela manhã participamos de um evento promovido pela Embrapa na Fazenda do prefeito, Carlos Sobral, que teve como objetivo orientar os pequenos agricultores da região.  Ao retornar concluímos a atividade na horta da Escola Paraíso Infantil, finalizada com a pintura das paredes. Aproveitamos a oportunidade para pintar as nossas camisas do projeto vivência com as mãozinhas dos alunos da escolinha onde estamos hospedados, tal pintura representa o acolhimento aos extensionistas na região. No decorrer do dia, entregamos os convites para a feira cultural nas escolas da região e órgãos públicos e nos reunimos com o representante da secretaria de cultura (Petrônio) para discutirmos a importância de valorizar os artistas locais e fortalecer a cultura da região.

Cel. João Sá, 15 de setembro de 2010



Hoje preparamos o material que vai ser exposto na palestra de sexta-feira com os professores da escolinha Paraíso Infantil sobre Educação Ambiental Crítica e Educação Nutricional na Sala de Aula. Continuamos também com as atividades de revitalização da horta e, além disso, finalizamos a pintura da quadra na sede, registrando o símbolo do Projeto Vivências. Ao término da pintura, fomos em busca dos equipamentos (data show, som, microfone e afins) a serem utilizados na feria cultural.





 
                                                                                        




Cel. João Sá, 14 de setembro de 2010

Hoje nos dirigimos novamente ao povoado de Queimada do milho para desenvolver prática de Educação Física: alongamento e dança de diversos ritmos com os alunos. Além de concluirmos a atividade na horta, com a prática da compostagem. Ao término do trabalho, a emoção foi forte ao nos despedir dos alunos, gerando um momento de reflexão sobre o que foi desenvolvido na escola.
Ainda pela manhã, nos dirigimos ao povoado de Gasparino, para a Escola Municipal Santa Luzia, onde conseguimos realizar com os alunos do turno uma prática de atividade física. Pela tarde, ocorreram as mesmas atividades realizadas em Queimada do Milho. No final da tarde, reunimos alunos e professores para irmos ao Grupo Escolar, onde realizamos a prática de Educação Ambiental, com o intuito de conscientizar sobre a importância de manter a horta limpa e aproveitamos para plantarmos com eles novas hortaliças.
Já na sede do município, visitamos instituições como o Grupo da Terceira Idade, o CRAS e o PROJOVEM  ( para convocar os aprendizes a participarem da feira cultural). Aproveitamos a oportunidade, para convidar alguns alunos do PROJOVEM para participarem da pintura da quadra (realizada hoje).