O Projeto.

O Projeto Sociocultural de Vivência em Comunidades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma ação de extensão universitária que visa, dentre outros objetivos, contribuir para melhoria da qualidade de vida dos municípios baianos mais vulneráveis, a partir do desenvolvimento de ações compartilhadas dos discentes de diferentes cursos de graduação, que através da imersão na realidade social aprendem e ensinam, consolidando assim seu processo formativo e repensando seu papel de cidadão e de agente transformador do meio. As atividades serão desenvolvidas em parceria com as prefeituras dos municípios de Monte Santo, Coronel João Sá, Ribeira do Amparo, Ruy Barbosa, Quijingue e Mulugu do Morro.


“[...] Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, a propícia estação

E fecundar o chão.”

Chico Buarque/Milton Nascimento







.

sexta-feira

Cel. João Sá, 13 de setembro de 2010

  

Com animação total, partimos rumo ao povoado de Queimada do milho para desenvolvimento de nossas atividades, cujo público alvo são professores, alunos e merendeiras da Escola Municipal Queimada do Milho.
Pela manhã, ocorreram palestras sobre Saúde Vocal, Técnicas de Alongamento, Alimentação Saudável com os professores; oficina de capacitação sobre manipulação de alimentos com as merendeiras. Já com os alunos ( de 5ª a 8ª série) foram discutidos temas como Educação Nutricional e Educação Ambiental.
                      
À tarde, prosseguimos com as mesmas atividades da manhã, com professores, merendeiras e alunos (de 1ª a 4ª). Logo após a roda de leitura, reunimos os alunos na horta para construirmos o espiral de ervas, reforçando o contato dos alunos com a terra e os conscientizando sobre a importância de preservar da natureza. Depois da prática na horta, deixamos registrada no muro da escola a nossa “marca”: o símbolo do Projeto Vivências.
Retornamos à sede, onde realizamos oficinas com os pedagogos de povoados vizinhos sobre Técnicas de Alongamento, Saúde Vocal e Alimentação Saudável no Auditório Furtuoso Carvalho.

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário