O Projeto.

O Projeto Sociocultural de Vivência em Comunidades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma ação de extensão universitária que visa, dentre outros objetivos, contribuir para melhoria da qualidade de vida dos municípios baianos mais vulneráveis, a partir do desenvolvimento de ações compartilhadas dos discentes de diferentes cursos de graduação, que através da imersão na realidade social aprendem e ensinam, consolidando assim seu processo formativo e repensando seu papel de cidadão e de agente transformador do meio. As atividades serão desenvolvidas em parceria com as prefeituras dos municípios de Monte Santo, Coronel João Sá, Ribeira do Amparo, Ruy Barbosa, Quijingue e Mulugu do Morro.


“[...] Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, a propícia estação

E fecundar o chão.”

Chico Buarque/Milton Nascimento







.

domingo

Cel. João Sá, 05 de setembro de 2010


No período da manhã os extensionistas tiveram o primeiro contato com a pessoa de referência, o secretário da educação Kennedy, Bethânia (Dir. da Esc. Mun. da Queimada do Milho), Miudeza (Dir. da Esc. Mun. Paraíso Infantil) que se mostraram bastante solícitos e confiantes em nossas ações tanto na cidade quanto nos povoados.


As atividades previstas não puderam ser iniciadas de acordo a programação em decorrência da massiva mobilização da população do município em prol da realização do tradicional desfile de 7 de setembro que, este ano, aconteceria no dia 6. Desta forma, no período da tarde, aproveitamos para visitar a Pedra da Chaleira, popularmente conhecida como “Pedra do Urubu” por servir de morada para os mesmos. Nesta visita, foi possível observar o rio do Peixe que margeia a Pedra da Chaleira, esse rio é um braço do Vaza Barris. O rio do Peixe passa por um processo de degradação, pois a quantidade de lixo existente no local o torna impróprio para banho e para pesca, apesar disto, podemos observar que estas atividades não foram não foram totalmente abolidas pela população.

A reunião de avaliação do dia e planejamento das atividades seguintes ocorreu à noite. O momento foi de discussão acerca das primeiras impressões e necessidades da cidade, o que permitiu a cada extensionista visualizar o seu campo efetivo de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário