O Projeto.

O Projeto Sociocultural de Vivência em Comunidades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma ação de extensão universitária que visa, dentre outros objetivos, contribuir para melhoria da qualidade de vida dos municípios baianos mais vulneráveis, a partir do desenvolvimento de ações compartilhadas dos discentes de diferentes cursos de graduação, que através da imersão na realidade social aprendem e ensinam, consolidando assim seu processo formativo e repensando seu papel de cidadão e de agente transformador do meio. As atividades serão desenvolvidas em parceria com as prefeituras dos municípios de Monte Santo, Coronel João Sá, Ribeira do Amparo, Ruy Barbosa, Quijingue e Mulugu do Morro.


“[...] Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, a propícia estação

E fecundar o chão.”

Chico Buarque/Milton Nascimento







.

sábado

Cel. João Sá, 18 de setembro de 2010

Depois de conhecermos a feira da cidade, retornamos para arrumar as malas. De volta à Salvador, levamos e deixamos saudades em Coronel João Sá !!!!!!!!!!

Cel. João Sá, 17 de setembro de 2010

Hoje aproveitamos a reunião das professoras da escolinha Paraíso Infantil para realizar algumas atividades. Inicialmente, para aquecer, fizemos alongamento alertando-as sobre a melhor forma de realizá-lo, logo após discutimos como abordar educação ambiental crítica e educação nutricional em sala de aula. Ao final da reunião todos se mobilizaram para o clube onde foi realizada a feira cultural, buscando organizar e decorar o espaço.



Alongando!
 

A feira cultural foi promovida com objetivo de valorizar os artistas locais, como músicos, pintores, artesões e encerrar as atividades do projeto vivência neste município, marcando assim a nossa despedida na comunidade.



                                                    



Para conferir a banda de pífano e o conjunto de quadrilha que marcaram presença na feira cultural ,promovida e organizada pela nossa equipe, acessem os vídeos abaixo:

Cel. João Sá, 16 de setembro de 2010

Pela manhã participamos de um evento promovido pela Embrapa na Fazenda do prefeito, Carlos Sobral, que teve como objetivo orientar os pequenos agricultores da região.  Ao retornar concluímos a atividade na horta da Escola Paraíso Infantil, finalizada com a pintura das paredes. Aproveitamos a oportunidade para pintar as nossas camisas do projeto vivência com as mãozinhas dos alunos da escolinha onde estamos hospedados, tal pintura representa o acolhimento aos extensionistas na região. No decorrer do dia, entregamos os convites para a feira cultural nas escolas da região e órgãos públicos e nos reunimos com o representante da secretaria de cultura (Petrônio) para discutirmos a importância de valorizar os artistas locais e fortalecer a cultura da região.

Cel. João Sá, 15 de setembro de 2010



Hoje preparamos o material que vai ser exposto na palestra de sexta-feira com os professores da escolinha Paraíso Infantil sobre Educação Ambiental Crítica e Educação Nutricional na Sala de Aula. Continuamos também com as atividades de revitalização da horta e, além disso, finalizamos a pintura da quadra na sede, registrando o símbolo do Projeto Vivências. Ao término da pintura, fomos em busca dos equipamentos (data show, som, microfone e afins) a serem utilizados na feria cultural.





 
                                                                                        




Cel. João Sá, 14 de setembro de 2010

Hoje nos dirigimos novamente ao povoado de Queimada do milho para desenvolver prática de Educação Física: alongamento e dança de diversos ritmos com os alunos. Além de concluirmos a atividade na horta, com a prática da compostagem. Ao término do trabalho, a emoção foi forte ao nos despedir dos alunos, gerando um momento de reflexão sobre o que foi desenvolvido na escola.
Ainda pela manhã, nos dirigimos ao povoado de Gasparino, para a Escola Municipal Santa Luzia, onde conseguimos realizar com os alunos do turno uma prática de atividade física. Pela tarde, ocorreram as mesmas atividades realizadas em Queimada do Milho. No final da tarde, reunimos alunos e professores para irmos ao Grupo Escolar, onde realizamos a prática de Educação Ambiental, com o intuito de conscientizar sobre a importância de manter a horta limpa e aproveitamos para plantarmos com eles novas hortaliças.
Já na sede do município, visitamos instituições como o Grupo da Terceira Idade, o CRAS e o PROJOVEM  ( para convocar os aprendizes a participarem da feira cultural). Aproveitamos a oportunidade, para convidar alguns alunos do PROJOVEM para participarem da pintura da quadra (realizada hoje).

 


 

 

   
                                                                  

sexta-feira

Cel. João Sá, 13 de setembro de 2010

  

Com animação total, partimos rumo ao povoado de Queimada do milho para desenvolvimento de nossas atividades, cujo público alvo são professores, alunos e merendeiras da Escola Municipal Queimada do Milho.
Pela manhã, ocorreram palestras sobre Saúde Vocal, Técnicas de Alongamento, Alimentação Saudável com os professores; oficina de capacitação sobre manipulação de alimentos com as merendeiras. Já com os alunos ( de 5ª a 8ª série) foram discutidos temas como Educação Nutricional e Educação Ambiental.
                      
À tarde, prosseguimos com as mesmas atividades da manhã, com professores, merendeiras e alunos (de 1ª a 4ª). Logo após a roda de leitura, reunimos os alunos na horta para construirmos o espiral de ervas, reforçando o contato dos alunos com a terra e os conscientizando sobre a importância de preservar da natureza. Depois da prática na horta, deixamos registrada no muro da escola a nossa “marca”: o símbolo do Projeto Vivências.
Retornamos à sede, onde realizamos oficinas com os pedagogos de povoados vizinhos sobre Técnicas de Alongamento, Saúde Vocal e Alimentação Saudável no Auditório Furtuoso Carvalho.

    




Cel. João Sá, 12 de setembro de 2010

 Mais uma vez, o dia amanheceu chuvoso,
sendo assim permanecemos impossibilitados de
 realizar a pintura do muro da quadra
 (para requalificação do espaço urbano).
 Então, durante uma estiada e outra, damos
 continuidade ao trabalho na horta da
escolinha Paraíso Infantil.   Além disso, elaboramos alguns materiais que serão utilizados nas escolas dos povoados de Queimada do Milho e Gasparino. Ao final da tarde, a chuva cessou, logo aproveitamos para dar início à pintura da quadra.

sábado

Cel. João Sá, 11 de setembro de 2010


O dia amanheceu bastante chuvoso  e  assim permaneceu até o meio da tarde, quando tivemos possibilidade de sair para pegar as tintas e demais materiais para as oficinas...a chuva voltou o que mais uma vez nos impossibilitou de dar continuidade aos trabalhos externos.

Mesmo com toda a chuva a nossa reunião não deixou de acontecer e para quebrar o gelo papeamos coisas diversas.

sexta-feira

Cel. João Sá, 10 de setembro de 2010


Na manhã de hoje fomos ao viveiro de mudas frutíferas pegar algumas mudas e sementes para a horta escolar. Ainda no turno da manhã aconteceu a oficina de Saúde Vocal com os professores do Paraíso Infantil e trabalhamos na horta da mesma escola.
A tarde foi reservada para visitar a Pedra da Igreja, que é um dos principais pontos turísticos e excelente para a apreciação da natureza. No retorno recolhemos pedras e telhas para continuar a fazer os canteiros da horta escolar.
Noite regada a reunião e arroz doce.

quinta-feira

Cel. João Sá, 09 de setembro de 2010

A programação da manhã de hoje era uma visita a Pedra da Igreja, mas por alguma razão o carro que nos levaria não apareceu, sendo assim, decidimos iniciar os preparativos para as oficinas que vão acontecer. Na oportunidade finalizamos a lista de materiais de consumo necessários para o trabalho nas comunidades e iniciamos a produção de materiais de apoio (cartilhas, “mosquitinho” e outros).
Durante a tarde a equipe de extensionistas foi ao infocentro realizar a matrícula e providenciar os arquivos que estavam pendentes.
A noite, para variar, tivemos mais uma reunião para discutirmos e socializarmos as produções do dia.

quarta-feira

Cel. João Sá, 08 de setembro de 2010


O nosso dia teve inicio com um delicioso café da manhã e, logo após, nos encaminhamos para a reunião com os diretores das escolas do município de Queimada do Milho e Gasparino no auditório Furtuoso Carvalho. Fomos recepcionados pela secretária do secretário de educação que nos conduziu para o auditório. Apresentamos o Projeto de Vivência Sociocultural em Comunidades e os extensionistas bem como as áreas de atuação de cada um. O encontro foi bastante proveitoso e na oportunidade deixamos claro nossas limitações como estudantes, porém ressaltamos a nossa vontade de desenvolver um bom trabalho, buscando a troca de conhecimento. Essa reunião permitiu o fortalecimento e comprometimentos das partes envolvidas.
Ainda no turno da manhã fomos visitar o povoado de Queimada do Milho acompanhados por Bethânia, diretora da Escola Municipal da Queimada do Milho. Iniciamos as nossas atividades com a visita a horta escolar e na oportunidade pode-se perceber a grande quantidade de lixo (plásticos, papeis, isopor etc.) na mesma. Alguns alunos que estavam com horário ocioso foram mobilizados e conscientizados quanto a necessidade de manter a limpeza do local. 

No período da tarde a visita foi ao Povoado de Gasparino, onde conhecemos o Projovem Campo – Saberes da Terra que oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. 

Não podíamos sair de Gasparino sem conhecer a construção da barragem que mudou significativamente o cotidiano da população local desde o planejamento de sua construção, há oito anos.  

Nesses encontros levantamos  as reais demandas dos povoados e adequando-as no que havíamos levantado anteriormente.

E como não poderia deixar de ser a nossa noite foi encerrada com mais uma reunião, pré aquecida com a dinâmica “mosca africana” para descontrair. Fizemos o levantamento dos materiais necessários para as nossas atividades.

terça-feira

Cel. João Sá, 07 de setembro de 2010


Feriado Nacional!

Por se tratar de um feriado nacional, encontramos dificuldades de transporte para cumprir o plano de nos deslocar até o povoado de Queimada do Milho. Desta forma, nos reunimos para a apresentação e apreciação interna das propostas das diversas áreas do conhecimento presentes na equipe, incentivando a construção coletiva e interdisciplinar. Foi aproveitado o momento para a construção de um calendário de ações, que serviria como guia e meta pelos dias que se seguiriam.

A tarde, organizamos as pautas que seriam discutidas no encontro com os diretores e representantes das escolas do município,  agendado para o dia de amanhã (quarta-feira, 08.09). Ficou decidido que utilizaríamos a reunião para apresentação formal da equipe de extensionistas e das propostas previamente traçadas de acordo as necessidades já identificadas.

A noite, nos reunimos para um descontraído café-bate-papo onde foram levantadas idéias para um encerramento festivo junto a comunidade.

segunda-feira

Cel. João Sá, 06 de setembro de 2010

Logo pela manhã já pudemos observar a mobilização da população para a saída do desfile. Palhaços, fadas, bailarinas e personagens de fábulas corriam por onde antes circulavam crianças, a pacata cidade aos poucos se tornava palco de um dos eventos mais esperados pelas 64 escolas do município. Filas se formavam pelas esquinas de João Sá. Auxiliamos nos preparativos e na organização do evento, e participamos do desfile da nossa então casa, a Escolinha Municipal Paraíso Infantil: tivemos a honra de sermos os carregadores oficiais de uma pequena sereia. Olhares curiosos, cochichos e comentários nos seguiam por onde íamos, voltamos ao Paraíso certos de que jamais passaríamos despercebidos pela comunidade.

A noite, inesperadamente, recebemos a visita do Prof. Firmino. Durante o jantar, fizemos uma reunião a cerca das demandas e atividades a serem realizadas.

domingo

Cel. João Sá, 05 de setembro de 2010


No período da manhã os extensionistas tiveram o primeiro contato com a pessoa de referência, o secretário da educação Kennedy, Bethânia (Dir. da Esc. Mun. da Queimada do Milho), Miudeza (Dir. da Esc. Mun. Paraíso Infantil) que se mostraram bastante solícitos e confiantes em nossas ações tanto na cidade quanto nos povoados.


As atividades previstas não puderam ser iniciadas de acordo a programação em decorrência da massiva mobilização da população do município em prol da realização do tradicional desfile de 7 de setembro que, este ano, aconteceria no dia 6. Desta forma, no período da tarde, aproveitamos para visitar a Pedra da Chaleira, popularmente conhecida como “Pedra do Urubu” por servir de morada para os mesmos. Nesta visita, foi possível observar o rio do Peixe que margeia a Pedra da Chaleira, esse rio é um braço do Vaza Barris. O rio do Peixe passa por um processo de degradação, pois a quantidade de lixo existente no local o torna impróprio para banho e para pesca, apesar disto, podemos observar que estas atividades não foram não foram totalmente abolidas pela população.

A reunião de avaliação do dia e planejamento das atividades seguintes ocorreu à noite. O momento foi de discussão acerca das primeiras impressões e necessidades da cidade, o que permitiu a cada extensionista visualizar o seu campo efetivo de atuação.

sábado

Salvador -> Coronel João Sá, 04 de setembro de 2010

Rumo à vivência!

Após nos encontrarmos no estacionamento do campus I da UNEB, em clima de ansiedade, nos dirigimos às vans que nos levariam ao nosso destino: Coronel João Sá. Nossa viagem se iniciou por volta das 8h40 com a saída da universidade. A medida que nos afastavamos de Salvador, aumentava a expectativa com os possíveis desafios aos quais teriamos que transpor.



Os desafios já começaram nos primeiros quilômetros de viagem! Buracos, pontes estreitas e sinais de PERIGO! eram constantes na paisagem que se apresentava nas nossas janelas, o que só aumentava a adrenalina da galera. Após aproximadamente 9 horas de estrada, fomos recepcionados por quem seria nossa anfitriã no Paraíso: Miudeza.




A primeira noite no Paraíso infantil foi marcada pela necessidade de adaptação com o local que se tornaria a “nossa casa” nos próximos 15 dias. 

_

sexta-feira

Salvador, 03 de setembro de 2010

As atividades do I Projeto de Vivências Sociocultural em Comunidades foram iniciadas pela manhã com a cerimônia de abertura no auditório Jurandy Aragão, no Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cerimônia contou com a presença de autoridades como exmo. reitor Lourisvaldo Valetim, a idealizadora do  projeto e também pró-reitora de extensão Adriana Marmori, os coordenadores do projeto Luiz Firmino e Antônio Neto, bem como a de alguns prefeitos e representantes dos múnicipios parceiros neste projeto. Vale também ressaltar a presença de outros pró-reitores desta universidade. Neste momento foi apresentado aos extensionistas e coordenadores de campo participantes o intuito do projeto, ressaltando o compromisso da universidade com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação da manhã foi encerrada com um almoço de confraternização com todos os integrantes do projeto.

No periodo da tarde as atividades prosseguiram com os Coordenadores de Campo e seus extensionistas, com a intensão de orientar e articular possíveis ações a serem desenvolvidas nas cidades parceiras.